Um dos pontos mais importantes para o sucesso e para a segurança de uma cirurgia plástica são os exames realizados antes do processo cirúrgico e os cuidados relacionados ao paciente, tudo com o objetivo de garantir a melhor condição de sua saúde para o momento em que ele passar pela intervenção.

A principal diferença entre uma cirurgia de emergência, urgência ou cirurgia plástica é a possibilidade de se escolher o momento em que ela irá ocorrer. Ou seja, em cirurgias plásticas, o paciente tem a opção não apenas de determinar o agendamento, como também de planejar o momento em que ocorrerá, com que equipe e local.

Assim sendo, as cirurgias plásticas permitem que o paciente apenas se submeta ao procedimento quando estiver em suas melhores condições de saúde e após avaliações e exames pré-determinados para garantir que tudo irá ocorrer bem.

A avaliação pré-operatória é fundamental para a segurança e para o sucesso da cirurgia plástica e, sem ela, não é recomendada a realização da intervenção. Seu principal objetivo é avaliar o benefício da cirurgia para o paciente e é constituída, basicamente, por três fatores: avaliação da história clínica do paciente, exames físicos e exames complementares.

Os exames necessários diferenciam de acordo com a cirurgia plástica e seu tipo, além dos principais como: hemograma completo, eletrocardiograma, coagulograma, eco e teste ergométrico. Os outros tipos a serem realizados serão determinados de acordo com o quadro e intervenção.

A avaliação pré-operatória busca determinar se há um nível baixo, médio ou alto de riscos de complicações durante a cirurgia plástica, principalmente devido a problemas cardíacos. É importante ressaltar que a avaliação não exclui a possibilidade de complicações, por isso a importância dos cuidados, mas é fundamental para determinar se a cirurgia plástica, além de possível, será benéfica ao paciente ou não.

Dra. Ana Lúcia Lemos | Cirurgiã Plástica CRM 85.517
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 18.555

Clínica de Cirurgia Plástica em Santos
(13) 99790.2280 | (13) 3271.7065 | (13) 3231.5184
Segunda a Sexta 8 às 20 horas | Sábados 8 às 13 horas
Rua Almirante Cochrane, 137 | Embaré | Santos

Gostou desse Post?

Comente

Compartilhe

Comente

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nosso informativo

Dra. Ana Lúcia Lemos, CRM-SP 85517 / RQE 18555.
Médica cirurgiã plástica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos há mais de 20 anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Shopping Basket