O uso da malha cirúrgica é um cuidado comum prescrito pelos cirurgiões plásticos. Ela auxilia na cicatrização e deixa o paciente mais confortável. Seu uso influencia muito no resultado, fazendo dela indispensável para o pós-operatório.

Malhas cirúrgicas são como roupas de compressão, que fornecem uma pressão constante em toda a área em que foi feita a cirurgia plástica. Seu objetivo é dar apoio e conforto ao paciente, além de ajudar a diminuir a retenção de líquido que se acumula por conta do procedimento – o que também facilita a cicatrização.

É importante ficar atento com a escolha da malha cirúrgica para se certificar de que ela tenha um tecido de qualidade, antimicrobiano e que deixe a pele transpirar tranquilamente para não reter umidade. Umidade em excesso pode causar irritações na pele, um incômodo que você não quer ter após uma cirurgia plástica.

O paciente deve utilizar a malha o dia inteiro, retirando-a apenas para tomar banho e para lavá-la. Por isso, é essencial que ela seja confortável, como uma segunda pele para o paciente. Se a malha machucar de algum modo ou for muito desconfortável, o paciente deverá trocá-la.

A malha cirúrgica utilizada no pós-operatório exerce uma pressão suave e constante na área operada, com a finalidade de moldar a pele às novas medidas corporais e juntar tecidos que sofreram transformações durante a cirurgia.

Além disso, ela exerce um tipo de drenagem linfática natural, comprimindo o espaço intercelular e, com isso, ajudando a eliminar o líquido presente no sistema linfático e no plasma sanguíneo. Desse modo, a malha ajuda a diminuir o inchaço e os edemas comuns do pós-operatório.

Mas uma das principais funções da malha cirúrgica é ajudar na cicatrização. Como ela auxilia na eliminação do excesso de líquido acumulado entre as células, elas ficam mais próximas, o que contribui para uma cicatrização mais uniforme.v

Dra. Ana Lúcia Lemos | Cirurgiã Plástica CRM 85.517
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 18.555

Clínica de Cirurgia Plástica em Santos
(13) 99790.2280 | (13) 3271.7065 | (13) 3231.5184
Segunda a Sexta 8 às 20 horas | Sábados 8 às 13 horas
Rua Almirante Cochrane, 137 | Embaré | Santos

Gostou desse Post?

Comente

Compartilhe

Comente

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nosso informativo

Dra. Ana Lúcia Lemos, CRM-SP 85517 / RQE 18555.
Médica cirurgiã plástica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos há mais de 20 anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Shopping Basket