A respiração fica dificultada nos primeiros dias pela presença de coágulos nas narinas, melhorando com o uso de descongestionantes nasais indicados pelo cirurgião plástico.
O tampão nasal é retirado em 24 horas no primeiro pós-operatório, ou até 48 horas. O curativo é mantido por cerca de 7 dias, e retirado somente pelo cirurgião plástico. É proibido comida quente nos primeiros 3 dias de pós-operatório.
Nesse período também deve ser evitado dormir de lado e de bruços, situações em que o nariz pode se chocar contra o travesseiro, causando dor, inflamação e proporcionando um resultado insatisfatório com deformidades. É recomendado que o paciente se mantenha com a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros.
No pós-operatório o paciente deve evitar abaixar a cabeça muito rápido, não deve assoar o nariz e só pode usar óculos após a liberação do cirurgião plástico.
Dra. Ana Lúcia Lemos, CRM-SP 85517 / RQE 18555.
Médica cirurgiã plástica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos há mais de 20 anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica