As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros.
Muitas pessoas têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos, resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.
Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.
Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo. Como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado a toxina botulínica. sem a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
O resultado da aplicação da toxina botulínica começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.
Desde que realizada por um profissional médico com especialização em dermatologia ou cirurgia plástica e com boa experiência, a aplicação da toxina botulínica pode ser considerada um tratamento seguro. Se for utilizada uma dose excessiva pode haver certa perda de expressão, que será revertida com o tempo. O uso frequente da substância não provoca perda da expressão.
Clínica de Cirurgia Plástica e Estética em Santos
(13) 99790.2280 | (13) 3271.7065 | (13) 3231.5184
Segunda a Sexta 8 às 20 horas | Sábados 8 às 13 horas
Rua Almirante Cochrane, 137 | Embaré | Santos
Add a Comment