A rinoplastia é o procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face.

Com a rinoplastia é possível alterar o tamanho ou formato do nariz, mudar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios.

Realizada a partir dos 15 anos, idade em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído, a rinoplastia é geralmente indicada para pacientes insatisfeitos com o formato natural do nariz e pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, popularmente conhecidos como carne esponjosa.

A rinoplastia pode ser realizada de duas maneiras: aberta ou fechada, sendo que ambas as técnicas envolvem incisões na região interna da narina. Na rinoplastia aberta é realizada também uma incisão externa na superfície inferior da columela, tecido que divide as narinas. Dessa forma, o cirurgião plástico consegue erguer a pele do nariz para que as estruturas internas se tornem visíveis.

Já na rinoplastia fechada todos os cortes são feitos dentro do nariz e é através dessas incisões internas que o cirurgião plástico esculpe e modela os tecidos.

Além dessas técnicas, existe ainda a rinoplastia estruturada. Na técnica, o cirurgião plástico também pode realizar a interrupção dos ligamentos cartilaginosos para possibilitar a moldagem das estruturas nasais de acordo com o desejo estético do paciente. Tanto as estruturas de cartilagem como de ossos nasais podem ser readequadas para um formato mais desejado. Além de reduzir, é possível aumentar as estruturas do nariz por meio da técnica.

A cicatriz da rinoplastia depende da técnica que será utilizada. Enquanto a rinoplastia aberta resulta em uma cicatriz externa e, logo, mais visível entre as narinas, a rinoplastia fechada não resulta em cicatriz visível. A rinoplastia estruturada, por sua vez, também resultado em cicatriz que desaparece com o passar do tempo ficando imperceptível.

Dra. Ana Lúcia Lemos | Cirurgiã Plástica CRM 85.517
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 18.555

Clínica de Cirurgia Plástica em Santos
(13) 99790.2280 | (13) 3271.7065 | (13) 3231.5184
Segunda a Sexta 8 às 20 horas | Sábados 8 às 13 horas
Rua Almirante Cochrane, 137 | Embaré | Santos

Gostou desse Post?

Comente

Compartilhe

Comente

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Últimos Post´s

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nosso informativo

Dra. Ana Lúcia Lemos, CRM-SP 85517 / RQE 18555.
Médica cirurgiã plástica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos há mais de 20 anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Shopping Basket