clinica de cirurgia plastica em santos Dra. Ana Lúcia Lemos

Mastopexia: cuidados após a cirurgia plástica.

Em geral, o cirurgião plástico receita anti-inflamatórios, antibióticos e, se necessário, analgésicos. É comum ainda que sejam usadas pomadas à base de silicone para otimizar a cicatrização.

O tabagismo deve ser evitado no pós-operatório da cirurgia plástica. O ideal é que a paciente abandone de vez o hábito, mas, se não for possível, que fique pelo menos um mês sem fumar. O cigarro dificulta a microcirculação de sangue no local da cirurgia plástica, prejudicando a cicatrização. O resultado pode ser uma cicatriz indesejável e até a formação de queloides.

o sutiã cirúrgico deve ser usado com o objetivo de diminuir o inchaço, sustentar e remodelar a mama por 30 dias. Ele deve ser usado de forma contínua, retirado apenas para o banho.

Logo após a cirurgia plástica é feito um curativo impermeável, cuja troca é feita no consultório médico no primeiro pós-operatório. Em seguida é realizado um curativo simples, com gaze, que pode ser refeito em casa após a higienização adequada com água e sabonete neutro. O mamilo pode ficar dolorido e sensível ao toque após a cirurgia plástica, por isso, recomenda-se que sejam colocadas gazes também nessa região, evitando a fricção com roupas.

Está indicado o repouso de 15 dias, em seguida, se não houver qualquer problema, a paciente pode voltar ao trabalho. É preciso esperar 21 dias até que seja possível dirigir novamente. Exercícios leves, como a caminhada, podem ser feitos depois de um mês, sempre com uma roupa própria para atividade física e que dê suporte adequado para que os seios não balancem. Convém esperar dois meses para a realização de exercícios intensos, como a musculação. Também é importante evitar relações sexuais por pelo menos duas semanas após a cirurgia plástica. Esses cuidados diminuem alguns riscos.

A paciente deve dormir de barriga para cima, nunca de bruços ou de lado, utilizando um ou dois travesseiros para elevar o tórax discretamente. Só será permitido dormir de lado e de bruços após seis semanas e três meses, respectivamente. Nos primeiros 15 dias existe a chance de abertura dos pontos, a partir daí o risco é de alargamento da cicatriz com resultado estético insatisfatório. Há casos de ocorrência de hematomas mais tardios, mesmo após 15 dias, se a paciente fizer esforço intenso.

O resultado final aparecerá ao longo dos meses. Em média, após um ano é possível ver os resultados finais, como a forma e a posição da mama desejadas. Porém as alterações de cicatrização perduram até um ano, aproximadamente, fase em que as cicatrizes já se encontram mais finas e claras.

Tags: No tags

Add a Comment