A cicatrização dos tecidos após uma cirurgia plástica é sempre imprevisível, podendo nos surpreender tanto positivamente como negativamente. Alguns fatores como o histórico cirúrgico da paciente, as características da pele e outros pontos avaliados na primeira consulta podem indicar uma cicatrização mais fácil ou o contrário.

O mais importante é ter a consciência de que as cicatrizes são necessárias para permitir a mudança de formato buscada nas mamoplastias, e que todos os meios clínicos ou cirúrgicos serão empregados, para se conseguir a melhor cicatriz possível.

É importante manter alguns cuidados para evitar o surgimento de irregularidades visíveis, nodulações, retrações da pele e, em casos selecionados, dor.

Mantenha uma alimentação balanceada durante o pós-operatório, a fim de fornecer todos os nutrientes necessários à cicatrização dos tecidos. Além disso, é importante:

– Abandonar o cigarro por um período determinado pelo cirurgião plástico, antes e após a cirurgia plástica, já que o fumo pode piorar a oxigenação do sangue e prejudicar o processo de cicatrização.

– Realizar corretamente a troca de curativos, de acordo com as orientações do seu cirurgião plástico, para que a cicatriz mantenha-se sempre limpa e protegida.

– Evitar a exposição ao sol nos primeiros 3 meses. Além de manter sua pele hidrata bebendo bastante água.

– Aplicar nas cicatrizes apenas os produtos indicados conforme recomendação do seu cirurgião plástico.

– Realizar as sessões de drenagem linfática corretamente, a fim de eliminar toxinas, líquidos e prevenir as fibroses e usar corretamente as malhas cirúrgicas.

A conversa com o cirurgião plástico é fundamental para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os cuidados antes e após a cirurgia plástica.

Dra. Ana Lúcia Lemos | Cirurgiã Plástica CRM 85.517
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Registro de Qualificação de Especialista | RQE 18.555

Clínica de Cirurgia Plástica em Santos
(13) 99790.2280 | (13) 3271.7065 | (13) 3231.5184
Segunda a Sexta 8 às 20 horas | Sábados 8 às 13 horas
Rua Almirante Cochrane, 137 | Embaré | Santos

Gostou desse Post?

Comente

Compartilhe

Comente

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Últimos Post´s

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nosso informativo

Dra. Ana Lúcia Lemos, CRM-SP 85517 / RQE 18555.
Médica cirurgiã plástica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos há mais de 20 anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Shopping Basket