Após a realização de uma mamoplastia de aumento, o organismo reconhece os implantes mamários como um corpo estranho. Desta forma, inicia-se um processo natural de defesa e o sistema imunológico desenvolvendo uma cicatriz interna na forma de várias camadas sobre a prótese. Este processo de cicatrização é algo natural e desenvolve-se até o organismo “aceitar” o corpo estranho que foi colocado.
Em alguns casos, esta reação do corpo poderá ser mais intensa, criando-se uma camada de cicatrização anormal em volta dos implantes mamários, trazendo desconforto, ou mesmo dor. E há a possibilidade também disso comprometer os resultados, vale ressaltar.
Tal reação pode causar dor e rigidez na mama podendo também acontecer distorção e assimetria. A contratura capsular é uma das complicações mais comuns associadas à mamoplastia de aumento e pode implicar em uma cirurgia plástica de substituição da prótese de silicone. No entanto, estudos comprovam que a incidência de contratura capsular reduziu drasticamente sendo atualmente inferior a 5%. Essa redução está relacionada com o desenvolvimento novas tecnologias na fabricação de implantes mamários.
Na maioria dos casos a contratura capsular é bem sutil, somente quando já está avançada, e apresenta modificação ou incômodos na paciente, será verificada a necessidade de uma possível troca do implante mamário. Contudo, caso os sintomas sejam leves, é possível reverter o processo com medicações e cuidados fisioterápicos.
Clínica de Cirurgia Plástica e Estética em Santos
(13) 99790.2280 | (13) 3271.7065 | (13) 3231.5184
Segunda a Sexta 8 às 20 horas | Sábados 8 às 13 horas
Rua Almirante Cochrane, 137 | Embaré | Santos
Add a Comment