Leia atentamente as orientações pós-operatórias antes da sua cirurgia plástica, para que você possa tirar quaisquer dúvidas que existam. Lembre-se que as orientações são para que você consiga atingir o melhor resultado que a cirurgia plástica pode lhe oferecer. O segredo do sucesso da cirurgia plástica depende tanto de um pós-operatório bem-feito como das outras fases. Faça a sua Parte!
Após a alta hospitalar, MANTENHA A COLA na cicatriz cirúrgica, esta será retirada somente após três semanas no consultório.
O primeiro BANHO deve ser tomado apenas 24hs após o término da cirurgia plástica, inclusive molhando a área da cicatriz, a qual estará coberta com cola (prineo), que não deve ser esfregado ou retirado, secar com toalha. Não é necessário o uso de qualquer tipo de pomada ou sabonete especial.
Se estiver com DRENO, aplicar MERTHIOLATE SPRAY E NEBACETIM POMADA no orifício do dreno após o banho, ou aguardar para lavar essa área após a retirada do dreno que deve acontecer ao redor do terceiro dia de pós-operatório.
O cuidado pós-operatório começa ao redor do terceiro dia com a aplicação do TAPPING e depois com as drenagens linfáticas, realizadas pela enfermeira Zoraide Saibro e supervisionada pela Dra. Ana Lúcia Lemos, sendo no mínimo cinco sessões, duas a três vezes na semana.
Evite fazer qualquer MOVIMENTO que afaste os cotovelos do corpo na primeira semana. É permitido escrever, digitar e comer normalmente. Após sete dias está liberado levantar os braços, no máximo até 90º (até a altura do ombro) no primeiro mês.
NÃO APÓIE OS BRAÇOS ou cotovelos para se levantar da cama ou se ajeitar. Esse movimento só é permitido após o primeiro mês.
Mantenha o SUTIÃ PÓS-OPERATÓRIO durante 24hs, no primeiro mês, retirando-o somente para tomar banho. No segundo mês, você deve usar seu sutiã cirúrgico por 12hs contínuas e outro sutiã comum (de qualquer tecido ou modelo, desde que com sustentação) pelas outras 12hs. Após dois meses está totalmente liberada.
ATIVIDADES FÍSICAS: Após a primeira semana estão liberadas as caminhadas. Após trinta dias, liberados exercícios como corrida, abdominal, musculação para pernas, bicicleta sem apoio. Os exercícios que mexem com os braços e tórax (musculação, tênis, natação, lutas etc.) estão liberados após três meses.
DIRIJA somente após três semanas.
DURMA de barriga para cima na primeira semana. Após a primeira semana, está liberado dormir de lado. Dormir de bruços apenas após primeiro mês.
ALIMENTAÇÃO normal (cuidado para não ganhar peso). HIDRATAÇÃO é muito importante para prevenir complicações, beba no mínimo 2 litros de água por dia.
RELAÇÕES SEXUAIS são permitidas após quinze dias, sem a manipulação das mamas, e com o devido cuidado. A manipulação das mamas é permitida apenas após o segundo mês.