Corpo e alma em sintonia

hOMEOPATIA

Dra. Ana Lúcia Lemos | Homeopata

“A única e elevada missão do médico é a de restabelecer a saúde do enfermo, que é o que se chama curar”.
Samuel Hahnemann

Homeopatia baseia-se no tratamento da pessoa como um todo, ao contrário de tratar as doenças ou os sintomas isoladamente. Por esta razão várias pessoas com a mesma doença podem ser tratadas com remédios diferentes.

Foi criada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, fundamentada na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C. De acordo com esta lei, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para tratar um indivíduo doente é necessário aplicar um medicamento que, quando aplicado em alguém sadio, produz os mesmos sintomas apresentados pelo doente.

 

Reproduzir vídeo

Perguntas frequentes

Em princípio sim, porque estimula as defesas normais do organismo, para recuperarem de uma forma natural a saúde.

Isto não é verdadeiro, o que determina a rapidez e eficácia do tratamento é a capacidade de reagir do organismo. Numa diarréia aguda, obteremos rápida melhora dos sintomas. Já em casos crônicos (alergias, rinites, dermatites) é necessário um certo tempo para que o organismo seja capaz de restabelecer o equilíbrio.

Esta é outra lenda. Em casos crônicos, uma única dose do medicamento pode agir por até 2 meses. Somente em casos agudos severos, o paciente pode ser medicado a cada hora, até a melhora.

Em homeopatia, a escolha do remédio é bastante individual, ou seja, o medicamento é ideal para aquela pessoa, e NÃO para qualquer um que tenha um sintoma semelhante. Medicamentos homeopáticos deverão ser receitados exclusivamente por um médico homeopata.

Esta associação algumas vezes é possível, porém existem medicamentos incompatíveis, como por exemplo, corticóides e homeopatia.

Os medicamentos homeopáticos são feitos não somente de plantas, mas também de animais e minerais. Os “chazinhos” nada têm a ver com a forma como é preparado o remédio homeopático.

A medicina veterinária é uma grande prova que a homeopatia não é sugestão. Os animais não sabem e geralmente não gostam de tomar remédio. Não são capazes de fazer a relação entre o ato de medicar e o alívio do sintoma, e mesmo assim melhoram e se curam.

Sim, a homeopatia não irá mudar o temperamento de uma pessoa, mas irá equilibrar sintomas comportamentais exagerados.

Os grânulos devem ser dissolvidos na boca ou debaixo da língua de preferência, sem que pelo menos 20 minutos antes e 20 minutos depois se coloque na boca qualquer outra substância, como comida ou tabaco.

Café, chá, mentol, eucalipto e especialmente a CÂNFORA podem anular a ação dos remédios homeopáticos, por isso devem ser evitados durante o tratamento.

Evite tocar nos remédios com as mãos ou mesmo colocá-los fora da embalagem. Evite a exposição à luz e a campos magnéticos intensos, como os de aparelhos elétricos, eletrônicos e transformadores.

Endereço

Av. Almirante Cochrane, 137 | Embaré Santos

Telefone

3271.7065 | 3231.5184

Atendimento

Segunda-feira à Sexta-feira 8h às 20h Sábado 8h às 14h

Contato

atendimento@clinicaprisma.com