O intuito da cirurgia plástica de ritidoplastia (lifting facial) é melhorar o aspecto da face, eliminando a flacidez, deixando mais jovial. A cirurgia plástica rejuvenesce a face, pescoço e pálpebras. “O procedimento não interrompe o processo de envelhecimento do organismo”, esclarece a Dra. Ana Lúcia Lemos. Há a necessidade de tratamentos adjuvantes (cosméticos, toxina botulínica e preenchimentos) para manutenção do resultado.
Procedimento Cirúrgico da Ritidoplastia
A duração da cirurgia plástica de ritidoplastia (lifting facial) é em torno de 3 horas. É uma cirurgia plástica que pode ocorrer com a anestesia geral ou anestesia local com sedação.
Cicatriz da Ritidoplastia
As cicatrizes (no sulco à frente e atrás da orelha) tornam-se cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo, mas serão permanentes, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam o inconveniente das cicatrizes recentes.
Pré-Operatório da Ritidoplastia
Evitar medicamentos com ácido acetil salicílico (aspirina) no mínimo 10 dias antes da cirurgia plástica. Não fumar 4 semanas antes até 4 semanas após a cirurgia plástica, devido o fumo prejudicar a vitalidade da sua pele e retardar a cicatrização.
Pós-Operatório da Ritidoplastia
O tempo de internação é de 24 horas, o curativo em forma de capacete é retirado após 3 dias e será substituído por uma faixa modeladora no pescoço, por no mínimo 15 dias. “Há inchaço na face, podendo algumas regiões ficarem levemente roxas por 10 a 15 dias, diminuindo gradativamente”, adverte a Dra. Ana Lúcia Lemos.
Dra. Ana Lúcia Lemos, CRM-SP 85517 / RQE 18555.
Médica cirurgiã plástica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos há mais de 20 anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica